Dezembro Laranja é mês de alerta e prevenção ao câncer de pele
Equipes de entrega da Panorama recebem protetor solar e reforçam sobre a importância de cuidados o ano todo

O câncer de pele é o mais comum no Brasil e os casos vem aumentando consideravelmente. Somente em 2023 foram registrados 220.490 novos casos de câncer do tipo não-melanoma; e 8.980 novos de câncer tipo melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que a maior parte dos casos deve ocorrer nas regiões Sul e Sudeste. A boa notícia é que ele pode ser prevenido com medidas de proteção solar.
Para reforçar a importância do diagnóstico precoce surgiu a campanha Dezembro Laranja que busca justamente conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de pele. Se proteger bem do sol é essencial para prevenir o câncer de pele, pois a exposição excessiva é o principal fator de risco.
Para os trabalhadores que ficam expostos ao sol, e aos raios UV, com frequência, a Panorama fornece protetores solar. Cerca de 120 colaboradores dos setores de entrega são orientados a utilizar e o Recursos Humanos e a Segurança do Trabalho reforçam os cuidados para evitar o câncer de pele. De acordo com Alex Wakassugui, supervisor de RH, os protetores solar são entregues desde 2017 para equipes do Centro de Distribuição e das lojas de Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Toledo.
Além do filtro solar, eles recebem ainda óculos de proteção contra raios UV, camiseta manga longa e o boné árabe, modelo que protege a cabeça e o pescoço. Vendedores e profissionais que visitam obras ou fazem atendimento externo também recebem o kit calorão. “Há um trabalho permanente de conscientização de que o produto é também um equipamento de proteção individual, assim como bota, luva e boné”, reforça Alex.
Principais tipos de câncer de pele
A maioria dos casos é de câncer de pele não-melanoma, que tem baixa letalidade e baixo risco de metástase, mas não pode ter seu risco subestimado. Já o câncer de pele melanoma é um tipo mais agressivo e tem grande facilidade de se espalhar para outros órgãos e, proporcionalmente, provoca o maior percentual de óbitos. Por isso a prevenção do câncer de pele deve ser um hábito não somente nos dias de sol, mas também em dias nublados ou de chuva. O filtro também precisa ser reaplicado a cada 2 horas. Essa rotina de cuidado pode salvar vidas.











